quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Minhas Aprendizagens

"Cada um cresce e eleva-se a partir do que já é."
Saint-Exúpery


Curso: Formação Continuada de Professores Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

Nome: Isabel Cristina de Oliveira

Professora: Marilene Cardoso

Disciplina: Possibilidades Educativas para alunos com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

RESUMO: Saberes e práticas da inclusão, dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento.

Primeiramente devemos ter conhecimento dos princípios básicos da educação especial na educação infantil que tem como base a Convenção dos direitos das crianças e na Declaração de Salamanca, entre outros documentos.

No planejamento do currículo, deve-se ser amplo, englobando todas as experiências diretas e em indiretas na criança em um contexto ambiental.

Tudo que acontece na escola faz parte do currículo e o mesmo deve ser baseado em princípios e valores éticos.

E através da interação com mo meio que a criança constrói o conhecimento, por isso a importância de que a aprendizagem seja um processo dinâmico e evolutivo, que vá desafiando a criança a novos conhecimentos e que possa contextualizá-la.

O papel do educador deve ser mediador, a partir das suas observações e reflexões que darão suporte para reconhecer e atender as necessidades de desenvolvimento de cada criança.

As experiências que devem ser proporcionadas a criança devem contemplar as seguintes áreas de conhecimento: representação criativa, linguagem e literatura, iniciativa a relações sociais, movimento, espaço e tempo.

A criança aprende conceitos, forma idéias e cria seus símbolos ou abstrações pro meio de atividades do cotidiano, na interação com o mundo e com outro, por isso o educador deve estar atento e ser participativo para que possa incentivar a criança a pensar e desenvolver habilidades e competências para solucionar problemas.

Aprendizagem ativa é baseada em quatro ações básicas:

  • Ações diretas sobre objetos;
  • Reflexão sobre as ações;
  • Motivação intrínseca, invenção e generalização;
  • Solução de problemas.

O currículo deve abranger as áreas do conhecimento:

  • Cognitiva;
  • Sensória perceptiva;
  • Lingüística;
  • Emotiva;
  • Motora ampla e fina;
  • De auto-ajuda;
  • Social.

Para o desenvolvimento do currículo ao brincar e o brinquedo deve ser uma das mais importantes ferramentas. O brincar estruturado é possível em todas as idades sendo uma forma segura de promover experiências de aprendizagem.

A função do brincar na infância é tão importante e indispensável quanto comer, dormir e falar. É através dessa atividade que a criança subsidia seu sistema emocional, psíquico e cognitivo.

Para a educação de crianças com dificuldade de aprendizagem, o currículo é o mesmo, porém deve ser flexibilizado ou adaptado, de modo a atender às especificidades de cada criança no processo de aprendizagem.

O jogo simbólico é o meio de expressão da criança por meio do qual ela manifesta o modo como vê as coisas e os acontecimentos. Algumas necessidades educacionais especiais prejudicam o desenvolvimento dessa realidade infantil, tornando necessário que o adulto estimule, interaja com ela no jogo, criando situações para que a criança possa desenvolver a capacidade de se expressar por meio do jogo simbólico.

Avaliação é um procedimento complexo que envolve a decisão de qual instrumento deverá ser usado. Para construção ou analise de um instrumento de avaliação, devem ser analisados os seguintes princípios:

  • O desenvolvimento da criança é contínuo;
  • O desenvolvimento da criança é multifacetado;
  • Desenvolvimento é um processo dinâmico;
  • Certas tendências de auto-direção podem ser observadas durante o processo de desenvolvimento.

No Brasil, a escala de desenvolvimento mais utilizada tem sido a Escala de Desenvolvimento Eloísa Marinho e, na América Latina, a sugestão de escola a ser utilizada é a EEDP.

Outro aspecto de grande importância é a avaliação periódica das condições sensoriais de visão e audição, pois dificuldades de aprendizagem podem ser potencializadas pro dificuldades perceptivas e vice e versa.

Os instrumentos de avaliação normatizados têm o papel de oferecer parâmetros e sinalizar a ocorrência de possíveis atrasos ou acelerações em diferentes áreas de desenvolvimento, podendo ser adaptados para o acompanhamento de crianças com patologias ou diferenças estruturais.

Nesses casos, a equipe multidisciplinar deve fazer um estudo para incluir na lista aspectos do desenvolvimento que possa reforçar aquisição de habilidades preventivas ou compensatórias de alteração.

A estimulação precoce deve visar os sistemas sensoriais do bebe prematuro (olfato, visão, tato, movimento e audição). O profissional que desenvolve o atendimento ao bebe deve ser um observador atento e perspicaz para poder interpretar com mais precisão as mensagens de interesse a disposição do bebe prematuro.

A educação infantil deve basear seu trabalho em dois âmbitos: formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

O educador deve levar em conta os conhecimentos prévios de cada criança, a interação com o meio em diferentes situações, a individualidade, a diversidade e a resolução de problemas desafiadores como forma de aprendizagem.

O processo de construção de conhecimento se da por meio das conquistas realizadas na busca de novos desafios, e servem de base para novos saberes.

Se as atividades não desafiam, instigam, a criança pode tornar-se desinteressada, agressiva e violenta ou apática e submissa. Portanto, na educação infantil, as atividades devem propiciar a ampliação do conhecimento já construído pela criança, mostrando a diversidade do meio social e natural, a pluralidade de fenômenos, as diferentes formas de entender e representar o mundo oferecendo o contato com as explicações científicas, sempre fazendo a contextualização dos conhecimentos.

O que realmente importa na educação infantil, é estruturarmos o currículo, a partir das necessidades e interesses da criança, formando hábitos sadios, habilidades adequadas e atitudes emocionais que favoreçam seu equilíbrio.

A criação de vinculo com o educador é muito importante, pois tem decisiva influência no equilíbrio emocional futuro da criança. O educador exerce influência direta junto à criança, principalmente pelo exemplo de suas reações, atos, gestos, palavras e atitudes.

Se as relações sociais que a criança experimenta forem cooperativas, amistosas, de apoio, incentivo, segurança e desprendimento, a criança aprenderá a ser uma pessoa integrada no grupo social.

Quanto mais diversificadas forem as suas experiências sociais melhor será o desenvolvimento das outras áreas.




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