quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A importância do brincar na educação infantil


O “Brincar” no desenvolvimento infantil









O “Brincar” no desenvolvimento infantil

Sabemos que através da história da humanidade e de diversas pesquisas, que o jogo é a raiz e a essência da cultura humana e que o impulso lúdico é o motor do desenvolvimento da mesma.

Por isso podemos assegurar que o brincar é essencial para que o desenvolvimento infantil se amplie com todo o seu potencial e integralidade possível.

O brincar é a única atividade que permite simultaneamente o desenvolvimento dos valores humanos como a solidariedade, o companheirismo, o respeito pelo outro, a tolerância, o escutar atento..., as condutas específicas como a auto-estima, o humor, o desafio, a paixão, os vínculos afetivos, o manuseio da liberdade e o desdobramento integral das inteligências múltiplas.

Este conceito de desenvolvimento infantil se dá a partir da atividade lúdica espontânea da criança que tem a capacidade e a necessidade de brincar livremente em busca de suas aprendizagens vitais e do desenvolvimento de sua capacidade criadora que lhe permitirá crescer e adaptar-se com êxito na complexidade da realidade em que vivemos hoje.

Entretanto há vários anos que os estudiosos do ato de brincar vem alertando que as características da pós modernidade e da globalização trouxeram no macro e micro-contexto mundial conseqüências sociais, educativas e culturais que limitam o espaço e o tempo de brincar de nossas crianças.

Envoltos em um grande erro que nos vende o sistema convencional, criamos para nossos filhos extensas agendas, para que sejam grandes eficientes e bem-sucedidos desde muito pequenos, postergando ou bloqueando a ação de brincar como se fosse um mero passatempo e não a ante-sala de sua melhor formação criativa.

Neste sentido, o adulto pode ser um facilitador ou um obstáculo no desenvolvimento cognitivo, procedimental e atitudinal de uma criança.

Pais e/ou educadores devem favorecer espaços estimulantes dos sentidos e as aprendizagens significativas da infância, criando espaços e momentos para o brincar.

Quando uma criança brinca em tempos e espaços estimulantes permitidos e contidos pelo adulto, entra em um espaço imaginário que lhe possibilita por algum tempo desprender-se do que a preocupa ou a ocupa, para ter a maravilhosa experiência de criar e recriar a realidade a partir de sua fantasia e sua liberdade.

Podemos brincar com muitos jogos e brinquedos, comprados ou feitos por nós mesmos, mas isto não é suficiente para formar uma personalidade integral. Destacamos que a expressão lúdico-criativa é vista especialmente enriquecida quando as crianças têm contato com os elementos da natureza.

A terra, a água, os animais, as plantas, pedrinhas ou os frutos são recursos criativos para a infância, sua exploração e investigação permitem a criança vivenciar e aprender ludicamente a realidade, potencializar seu senso perceptivo, exercitar a curiosidade e a observação compartilhada com outras crianças.

Vale destacar que a brincadeira não é mera diversão ou somente um esporte ou passatempo.

O jogo é parte da natureza humana e, portanto necessário para a vida, e quando possui um espaço e tempo significativo onde vivenciá-lo, possibilita o desenvolvimento do ser humano livre e completo.

Podemos nos perguntar e refletir:

  • O que aconteceria se a possibilidade de brincar com liberdade desaparecesse?

  • O que seria da sociedade, se o ser humano não tivesse a oportunidade de criar e recriar o seu desenvolvimento?

  • Que perfis de homem estariam formando?


Os pais têm que brincar com seus filhos, porém isto não é suficiente: as crianças necessitam brincar entre si, gozando da liberdade de explorar, descobrir e sujar-se. O brincar é uma contribuição fundamental para o desenvolvimento e para a aprendizagem infantil.” ( Francisco Tonucci- pedagogo italiano, educador especialista em Desenvolvimento Infantil).

Retirado da revista "Educação Infantil".


Um comentário:

Blog da Sora Mirian disse...

A infância é,indiscutivelmente, a fase mais sublime da vida do ser humano.É onde tudo começa,sem vícios, sem preconceitos e com muita espontaneidade. Por isso, é importante que o brincar esteja presente nesta etapa,com todas as suas possibilidades de auxílio nas aprendizagens e na formação da própria identidade do indivíduo.